Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Acontece Encontro Nacional de Pesquisadores abre suas inscrições
Encontro Nacional de Pesquisadores abre suas inscrições PDF Imprimir E-mail

enlihpeRedação

Já estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para o 14o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE, com prazo a se encerrar dia 30 de abril. O evento atrai todo ano pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de estudos nas diversas áreas do conhecimento sobre a temática espírita.
Este ano, o Encontro acontece em Belo Horizonte, na sede da União Espírita Mineira, dias 25 e 26 de agosto, e terá como tema "Sobrevivência da alma".

Segundo Jáder Sampaio, coordenador geral do encontro deste ano, um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato multidisciplinar, que acaba por incentivar a formação de redes de pesquisa, promovendo a aproximação de autores de diferentes áreas de formação. "Estamos na fronteira entre o meio espírita e a universidade. Participam dos encontros membros da LIHPE, espíritas interessados no debate que a LIHPE promove e pessoas do meio acadêmico com interesse no espiritismo. Já tivemos um doutorando italiano participando dos eventos e diversos graduandos e mestrandos que buscaram no ENLIHPE ideias para o doutorado", comenta Jáder, salientando a importância do evento.

Os encontros da Liga dos Pesquisadores iniciaram em 1999, por sugestão do próprio historiador Eduardo Monteiro, fundador da Liga dos Historiadores e Pesquisadores do Espiritismo. Tudo em ambiente virtual, a ideia era também promover encontros presenciais, além das trocas que já aconteciam via internet.

Nos últimos anos, os encontros aconteceram em São Paulo, consolidando-se cada vez mais como um espaço para a discussão sobre a construção do pensamento espírita, sua metodologia e técnicas de pesquisa, além de sua interlocução com os avanços científicos.

"Quem não é pesquisador pode também participar dos encontros livremente, perguntar e interagir", salienta o coordenador. Pode inclusive apresentar trabalhos, aprovados anteriormente pela comissão avaliadora, obedecendo a forma estabelecida para artigos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os trabalhos podem ser de revisão de literatura, baseados em pesquisa experimental, ensaios teóricos ou ter outra forma/conteúdo aceito pelas ciências ou filosofia.

As pesquisas que tratarem, por exemplo, de questões que exijam conhecimento específico, como a física ou a biologia, serão encaminhadas preferencialmente para pareceristas com formação na área para a avaliação, que seguem sempre as exigências do universo acadêmico, como: blind review, avaliação por pares, revisão das críticas pelo autor, decisão final de publicação pelos organizadores que têm formação acadêmica.

Vale salientar que a apresentação de trabalho no ENLIHPE pode ter valor acadêmico, dependendo do tema e dos critérios dos departamentos ou faculdades às quais os participantes estão ligados.

Os trabalhos escritos são ainda publicados em livro, na série "Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo, edições realizadas pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro. Saiba mais: www.lihpe.net

 


correiofraterno479 capa internetPublicado no jornal Correio Fraterno Edição 479 janeiro/fevereiro 2018

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

ex lio

J.W.Rochester revela com sua reconhecida veia literária os bastidores das paixões que rondam a vida de ciganos e saltimbancos no início da Era Moderna. Tudo gira em torno do Grand Circo Monteverdi, onde Rosalva viverá inesquecíveis desafios.

 

 

 

 Autora: Arandi Gomes Teixeira

Espírito J.W. Rochester

 

ISBN: 978-85-98563-97-8
16x23 cm
  496 páginas

 

R$ 39,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook