Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Saiu no Correio Vigiados pelo mundo espiritual
Vigiados pelo mundo espiritual PDF Imprimir E-mail

amazonasDeolindo Amorim

"Não acredito muito nessas coisas... Mas senti a presença de minha mãe e modifiquei o que estava escrevendo". Assim me falou, certa vez, um conhecido meu, faz alguns anos. Pelo que dizia, era cético em relação a comunicações do mundo espiritual. Havia sido encarregado de um inquérito administrativo. Estava à máquina, redigindo a conclusão do inquérito, mas em termos muito radicais, fazendo uma carga bem forte no funcionário acusado. Iria inutilizá-lo mesmo, se não tivesse havido uma intervenção emocional, estranha ou inesperada. Intervenção de quem?
Não viu nenhum vulto na sala, mas sentiu uma emoção muito forte, de um momento para outro, e quase chorava, apesar de ser um homem muito frio, por temperamento. Mas ia chorando e parou de escrever. Sentiu a presença de sua mãe, pela vibração, como se estivesse a lhe dizer: "Meu filho, abrande essa informação, não seja tão rigoroso". "Foi o que ele me contou, embora não acreditasse muito "nessas coisas"... Emocionado, como que dominado por uma força amorosa, arrancou o papel da máquina, rasgou tudo e escreveu outra página, muito diferente.
Muitos e muitos casos semelhantes poderiam ser relatados, especialmente na vida familiar. Ainda que não se dê a presença de um espírito diretamente, por meio de manifestações físicas, o certo é que qualquer pessoa está sujeita a captar influências inesperadas. É a experiência que o demonstra. Muitas vezes, quando estamos pensando sobre determinados problemas ou quando estamos escrevendo, ocorrem ideias, que passam como relâmpago, e nem sempre percebemos que essas ideias são de outra origem.
Nosso contato com o mundo espiritual é muito mais frequente do que supomos, o que, aliás, não é novidade para quem está 'enfronhado' neste assunto. Nossa sensibilidade, desde que tenhamos condições predisponentes, tanto pode ser influenciada pelas vibrações momentâneas de espíritos desencarnados, o que já aconteceu inúmeras vezes, principalmente com artistas, poetas e homens geniais, como também por motivações diversas: uma paisagem, um quadro, o deslumbramento de um espetáculo como o da Foz do Iguaçu, por exemplo, a melodia de uma canção. Tudo isto, em seu momento, pode dar inspiração, como ainda provoca reações especiais. Contaram-me, por exemplo, que um crítico literário, ao analisar um livro com o propósito de arrasá-lo, ouviu certa música e ficou tão embevecido que terminou alternando o tom ferrenho da crítica e dando outra feição, mais amena, aos seus comentários.
Há ocasiões em que a natureza nos fascina de tal forma que chegamos a nos sentir fora do corpo, pois a nossa sensibilidade se eleva instantaneamente acima de todas as contenções da matéria. Lembro-me do que ocorreu comigo, em viagem de Belém do Pará a Manaus. Ao contemplar, do avião, a imensa e deslumbrante paisagem amazônica, fiquei a bem dizer fora de mim. Pouco depois, ao levantar voo em Santarém, à tarde, o avião começou a sobrevoar um trecho impressionante, justamente no chamado ponto das 'águas trançadas', onde se avista o Solimões. Estava entardecendo. Senti-me tão emocionado, tão absorvido pela paisagem, diante de um espetáculo que eu jamais contemplara em minha vida – o pôr do sol sobre águas e florestas na região amazônica – que cheguei a fazer uma prece de contentamento, como se estivesse extasiado perante tanta beleza natural, e falei, intimamente: "Meu Deus, como é bela a Tua criação!".
A vida nos mostra muita coisa triste e horrenda, mas precisamos ver o outro lado, exatamente aquilo em que a natureza nos revela a beleza e a bondade, muitas vezes espontaneamente.
Se a nossa sensibilidade pode ser influenciada por motivações naturais, na planície, no mar, na serra, no jardim etc., muito mais aptidão tem ela para ser influenciada pelo mundo espiritual. Não é necessário que todos tenham mediunidade no sentido positivo, nem é preciso que todos 'recebam' espíritos. Muitas e muitas vezes, os espíritos estão ao nosso lado, mas nós não os percebemos. Absorvemos, entretanto, muitas ideias que nos levam a tomar direção nova. Eles 'sopram' onde querem.
As influências do Alto, como se sabe, tanto podem ser benéficas, como maléficas. Precisamos, pois, manter boas condições íntimas a fim de que eles encontrem em nós instrumentos dóceis e, pelas suas interferências instantâneas, nos infundam energias e nos tragam sugestões capazes de modificar certos propósitos. A presença de entidades amigas nos permite captar conselhos e advertências verdadeiramente providenciais, como no caso daquele meu conhecido, que sentiu, sem sombra de dúvida, a recomendação de sua própria mãe, aconselhando-o a não ser tão inflexível no que estava escrevendo.
Daí o acerto do velho dito popular: somos cada vez mais vigiados pelo mundo espiritual.

Publicado na edição 85, de janeiro de 1978, com o título "Advertências espirituais.

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 476  julho/agosto 2017

 

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

perfume de helena

  Num romance que combina a  descrição de seus sentimentos mais profundos com a fria incerteza do amanhã, Juliana conta a sua própria história. Sonhando com a maternidade, ela vê seus ideais serem ameaçados logo no primeiro exame pré-natal. Uma linda história de amor e superação.

 

 Autora: Juliana Ferenzin Heck

 

ISBN: 978-85-98563-96-1
14x21 cm
   160 páginas

 

R$ 29,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook