Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo correio 50

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Direto ao ponto Conhecimento e sabedoria
Conhecimento e sabedoria PDF Imprimir E-mail

conhecimentoUmberto Fabbri

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo, é obter a informação, a instrução. Inclui também descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.

É dividido em uma série de categorias; sensorial, intelectual, popular, científico, filosófico, e espiritual. Sua conquista é através do esforço, na medida em que se amplia nossa capacidade cognitiva e por meio de nossas experiências.
Para que seja realmente útil, o conhecimento deve ser aplicado na melhoria e progresso de nossas vidas e da sociedade, pois apenas possui-lo sem aplicá-lo, ou utilizá-lo em nosso favor, não representa a verdadeira sabedoria.

Sabedoria é a característica de uma pessoa sábia e significa um conhecimento extenso e profundo sobre várias coisas ou de um tópico em particular.
Na Bíblia, é mencionada a sabedoria do Rei Salomão, filho do Rei Davi, que foi o rei mais próspero de Israel, sendo também considerado o homem mais sábio do Antigo Testamento.
"Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito." (1 Reis 4:29-30).

No reinado de Salomão podemos visualizar a inteligência bem aplicada na direção de seu povo, pois ele soube desenvolver habilmente o comércio externo, a indústria, as relações diplomáticas com países vizinhos, o que levou a um progresso considerável das cidades israelitas de uma forma pacífica. Vemos aqui um exemplo do conhecimento bem aplicado, colaborando efetivamente para o crescimento de uma maneira geral, embora e com certeza Salomão também tenha vindo para ampliar seus conhecimentos em outros setores.

Existem também os que já conquistaram um grande saber e o utilizam em benefício próprio, ou até em prejuízo do semelhante, visando apenas à satisfação de seus interesses. Neste quadro observa-se que estes Espíritos detêm um conhecimento intelectual e não o moral.

Para nosso progresso espiritual é necessário a conquista dos dois aspectos: o moral e o intelectual.
Hoje as informações chegam de forma rápida e em grandes doses, em alguns casos até dificultando o conhecimento, que não se desenvolve adequadamente pela superficialidade dos dados recebidos e seu processamento.
Faz-se oportuno selecionar, priorizar e aprofundarmo-nos em conhecer aquilo que realmente importa e que possa nos auxiliar em nossa jornada evolutiva, pois, como nos ensina Jesus, conheceríamos a verdade e ela nos libertaria. Vejamos que o conhecimento das leis divinas, segundo nosso Mestre, nos liberta da ignorância, responsável por inúmeros erros e sofrimentos quando de nossas escolhas.
Todavia, conhecer não basta, é urgente fazer...
Um exemplo muito peculiar é o conhecimento sobre a reencarnação. Saber que a reencarnação é uma verdade e viver como se somente o mundo material existisse, fundamentando nossas escolhas na materialidade, em nada nos acrescenta ou modifica nossa trajetória espiritual.
O homem sábio é aquele que entende que não sabe tudo, que divide e usa o que sabe em proveito da humanidade.

 

Profissional de Marketing, Umberto é orador e escritor brasileiro, morando atualmente na Flórida, EUA. Autor dos livros O traficante e Amor e traição, ambos ditados pelo espírito Jair dos Santos (Correio Fraterno).

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 469 maio-junho 2016

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

mesopotamia-capa
 

 Romance mediúnico clássico, em que o próprio rei assírio conta sobre seus enganos e arrependimentos três mil anos depois de ter levantado o maior império da Civilização Antiga.

 

 Autora: Dolores Bacelar

(Epírito Josepho)

 

ISBN: 978-85-98563-95-4
14 X 21 cm - 728 páginas 

 

R$ 39,90


Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook