Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo correio 50

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Direto ao ponto Educação, o melhor presente para nossos filhos
Educação, o melhor presente para nossos filhos PDF Imprimir E-mail

Por educarUmberto Fabbri

No cenário moderno podemos observar a grande luta da maioria das famílias para oferecer aos filhos uma boa educação. É natural supor que em um mundo extremamente competitivo somente os melhores obterão o triunfo. Diversas aulas compõem a agenda lotada de muitas crianças e jovens: informática, línguas, atividades físicas, entre outras, tentam formar os futuros homens e mulheres vitoriosos. Todavia, nós, pais, precisamos refletir sobre algumas questões importantes e pontuar adequadamente o que seja o "vencer" – o bem almejado – e a educação – a ferramenta para atingi-lo.
A sociedade dita e estimula um perfil de êxito vazio e materialista. As posses, o dinheiro, o poder, e a influência são tidos como fatores que definem as pessoas bem-sucedidas. É evidente que não iremos desmerecer as conquistas materiais, que nos trazem conforto e progresso, entretanto, o que representa verdadeiramente o sucesso é "o que somos" e não "o que temos".
Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, (1958-1919), disse que "o ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se relacionar bem com as pessoas", o que se encaixa perfeitamente com os ensinamentos doutrinários. Estamos encarnados, objetivando nosso crescimento moral, e para tanto necessitamos construir o equilíbrio no relacionamento com Deus e com nosso próximo.
Os laços de amizade e bem-querer que edificamos hoje serão nossos tesouros do amanhã.
Pedro Camargo, grande educador e divulgador da doutrina espírita, mais conhecido como Vinícius, em seu livro O mestre na educação, faz importante diferenciação entre instrução e educação. Segundo ele, a educação está relacionada com o caráter, e a instrução com o intelecto.
O saber é realmente importante, mas a consolidação do caráter, da moral, é fundamental.
E este é o grande erro que a maioria de nós, pais, comete; acreditar que educamos quando ofertamos aos nossos filhos o conhecimento. Devemos, além da instrução, despertar e aprimorar as potencialidades dos seres que estão sob nossa responsabilidade, com exemplos de conduta pautada em valores sólidos e verdadeiros.
Educar para o amor não é tarefa fácil. Exige dos responsáveis atitudes adequadas, que venham motivar um comportamento sadio e correto, que reflita as leis divinas.
O educador valoroso é aquele que desperta no educando a vontade de assimilar o aprendizado, a incorporar em sua vida as lições aprendidas.
Dosar o amor e a disciplina é um fator importantíssimo dentro do processo educativo.
Amar é educar nossos filhos para o mundo, para a vida. Há algum tempo um psicólogo americano escreveu que os pais deveriam preparar os filhos para a estrada da vida e não a estrada da vida para os filhos.
Arcar com as responsabilidades de nossas escolhas é método pedagógico divino, no qual aprendemos que receberemos da vida o que doarmos a ela, e que o mais inteligente e lógico é doar o nosso melhor às pessoas, à natureza e a Deus.
Eduquemos nos educando e conseguiremos assim transformar o mundo a nossa volta, melhorando-o e humanizando-o.

 

Profissional de Marketing, Umberto é orador e escritor brasileiro, morando atualmente na Flórida, EUA. Acaba de lançar o livro O traficante, ditado pelo espírito Jair dos Santos (Correio Fraterno).

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 465 setembro/outubro 2015

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

mesopotamia-capa
 

 Romance mediúnico clássico, em que o próprio rei assírio conta sobre seus enganos e arrependimentos três mil anos depois de ter levantado o maior império da Civilização Antiga.

 

 Autora: Dolores Bacelar

(Epírito Josepho)

 

ISBN: 978-85-98563-95-4
14 X 21 cm - 728 páginas 

 

R$ 39,90


Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook